Sociedade
PMs amarram mãos e pés de homem durante abordagem em São Paulo
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo investiga o caso. É o segundo registrado na capital neste ano
Um homem teve as mãos e os pés amarrados na quinta-feira 30, durante uma abordagem da Polícia Militar, na Bela Vista, centro de São Paulo. A prática é proibida pela Justiça, a determinação foi feita após a corporação protagonizar outro caso semelhante neste ano.
Nas imagens, o homem está deitado no chão com o peito no asfalto e com as mãos e os pés amarrados juntos.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que no momento da abordagem, o “indiciado estava bastante agressivo” e chegou a atingir uma mulher com uma pedra. O item foi encaminhado à perícia.
Ele é suspeito de importunação sexual e o caso foi registrado como lesão corporal, ameaça, resistência, dano e desacato.
Ainda de acordo com a SSP, ele ameaçou os agentes, quebrou o vidro da viatura com chutes e foi contido “para preservar sua integridade física e das demais pessoas”.
No entanto, testemunhas ouvidas pelo jornal Folha de S. Paulo afirmaram que o homem e duas mulheres teriam se envolvido numa discussão, e uma delas teria feito ofensas racistas contra ele.
A Polícia Militar informou que as circunstâncias do caso estão sendo apuradas e que as imagens já estão sob análise.
Em nota, a Ouvidoria da Polícia afirmou ter comunicado à Corregedoria e pedido apuração.
O órgão ainda diz que “repudia esta ação, que nada tem a ver com qualquer procedimento sobre abordagem que respeite a dignidade humana, mas que, infelizmente, se repete quase como método, razão pela qual já sugeriu a criação de grupos de trabalho para discutir e refletir sobre qualificação das abordagens policiais em São Paulo e no Brasil, sendo um país com altos índices de reclamações de abordagens violentas e letalidade policial”.
Durante abordagem policial, agentes da PM de São Paulo amarraram as mãos e os pés de um homem em situação de rua. O fato ocorreu na tarde de hoje (30), no bairro da Bela Vista, Centro. Segundo testemunhas, o homem teria reagido após uma mulher o chamar de ‘macaco’.
O homem, que… pic.twitter.com/Iog1r8CItA
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) November 30, 2023
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Na ONU, Alemanha admite que negligenciou problema do racismo
Por Deutsche Welle
Câmara aprova projeto que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra
Por Victor Ohana
Novembro Negro: até onde as marcas se comprometem com a pauta racial?
Por Camila Maranha, Letícia Portugal e Vitória Moraes



