Sociedade

PM agride idosa e homem algemado no interior de São Paulo

Segundo testemunhas, a polícia foi chamada pela própria idosa após a discussão entre vizinhos sair do controle

PM agride idosa e homem algemado no interior de São Paulo
PM agride idosa e homem algemado no interior de São Paulo
Reprodução
Apoie Siga-nos no

Dois policiais militares foram denunciados por agredir uma idosa de 70 anos e um homem rendido durante um chamado, nesta terça-feira 30, em Igaratá, no interior de São Paulo.

Segundo testemunhas, a polícia foi chamada pela idosa após a discussão entre vizinhos sair do controle. Familiares da vítima discutiam pela construção de um muro que supostamente invade o terreno da família.

Ao chegarem no local, os policiais algemaram os dois filhos da senhora envolvidos na discussão e, mesmo após ter contido ambos, os militares agrediram um deles com socos e chutes.

Toda a agressão foi gravada por uma testemunha. O vídeo mostra o momento em que o policial Kleber Freitas dá socos e chutes no filho rendido, momento em que Vilma de Oliveira se aproxima e dá um tapa no PM, que revida com um soco. Freitas ainda ameaçou sacar a arma, mas desistiu.

No momento em que a idosa foi agredida pelo policial, o outro filho, também algemado, era chutado pelo outro PM, Thiago Alves de Souza. Um dos policiais tenta, logo em seguida, apreender o celular de uma das testemunhas, mas recua. Todos os envolvidos foram levados à delegacia para exame de corpo de delito.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Kleber Freitas foi afastado das funções na corporação e ambos os agentes serão investigados em um Inquérito Policial Militar. Em nota, o órgão afirma que os familiares da vítima foram algemados pois agrediram os agentes durante a discussão.

De acordo com Benedito Rodrigues de Oliveira, um dos filhos da vítima, as agressões por parte da polícia continuaram na viatura durante o trajeto até a delegacia enquanto ninguém filmava.

Veja o vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo