Sociedade
PF prende 8 pessoas por ataque hacker ao Pix
As prisões em flagrante foram convertidas em preventivas


A Polícia Federal prendeu em flagrante, na sexta-feira 12, oito integrantes de uma organização criminosa responsável por ataque hacker contra o sistema financeiro nacional.
Segundo um comunicado da PF, o grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras, na tentativa de desviar valores do Arranjo de Pagamento Instantâneo (Pix), mediante acesso indevido à conta PI mantida por instituições financeiras junto ao Banco Central.
As prisões em flagrante foram convertidas em preventivas, e os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e tentativa de furto qualificado por meio eletrônico. O grupo é suspeito de envolvimento em fraudes que já somam 1,2 bilhão de reais.
Ainda de acordo com a organização, as investigações seguem para identificar outros envolvidos “A Polícia Federal reafirma seu compromisso no combate às fraudes eletrônicas e à proteção do sistema financeiro nacional”, disse.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara aprova projeto que cria o ‘Pix Pensão’ para facilitar o pagamento de pensão alimentícia
Por CartaCapital
Banco Central reforça segurança do Pix com novas regras a partir de outubro
Por Do Micro ao Macro