Sociedade
PF cumpre mandados contra organização criminosa que desviou R$ 4 bilhões em ouro ilegal para o exterior
Grupo criminoso usava estrangeiros para transportar, em voos comuns, malas de ouro extraído de terras indígenas
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira 11 para cumprir 19 mandados de busca e apreensão e nove prisões, que ocorrem nos estados de Roraima, Amapá, Pará, Goiás, São Paulo e Paraná.
A ação foi batizada de operação flygold II e tem como objetivo combater organizações criminosas especializadas em transportar ilegalmente ouro extraído de terras indígenas.
As investigações apontam que as organizações chegaram a movimentar mais de 4 bilhões de reais nas terras indígenas brasileiras. A ação criminosa incluiu, por exemplo, a mineração ilegal na T.I Munduruku. O local é alvo de um processo de expulsão de garimpeiros ilegais, realizado pelo governo federal desde novembro.
Além das prisões, a Justiça também determinou a apreensão de 615 milhões de reais em bens dos investigados. A lista de itens recolhidos tem carros de luxo, armas de fogo e dinheiro vivo.
Segundo a PF, o esquema criminoso funcionava a partir de um conluio com o garimpo, de pessoas interpostas e empresas fantasmas.
De acordo com o delegado Pedro Henrique Melo Carneiro, as investigações constataram que foi transportada quase uma tonelada de ouro no esquema ilegal. “Apurou-se que os investigados recrutavam pessoas, em grande parte estrangeiras, para o despacho de bagagens comuns cheias de ouro em voos ordinários”, detalhou.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PF deflagra ação contra extração de ouro em terras indígenas no Pará
Por Agência Brasil
Projeto de lei aumenta pena para crimes relacionados ao garimpo ilegal
Por Agência Senado
Governo começa operação para retirar garimpeiros da Terra Indígena Munduruku
Por CartaCapital
Governo tem ‘compromisso moral’ de acabar com garimpo ilegal na Amazônia, diz Lula
Por CartaCapital



