Economia

assine e leia

Pelo fim do faroeste

ONG britânica denuncia à União Europeia violações aos direitos indígenas na cadeia produtiva do frango brasileiro

Imagem: Mário Vilela/Funai/Consea
Apoie Siga-nos no

A ONG britânica Earthsight – “Visão da Terra”, em tradução livre – apresentou à Comunidade Europeia uma denúncia de graves violações aos direitos humanos na cadeia produtiva do frango brasileiro. O caso envolve o uso de terras reivindicadas por povos indígenas para abastecer a agroindústria, fomentar negócios e multiplicar fortunas. O relatório Sangue Indígena, elaborado pela organização, relata a dramática situação vivenciada por uma comunidade Guarani Kaiowá no município de Juti, em Mato Grosso do Sul, a quase 10 mil quilômetros de distância da sede da entidade, em Londres. Expropriados durante a colonização do estado, eles viram seus territórios tradicionais tomados pela monocultura da soja, usada na fabricação da ração de frangos exportados para a Europa.

Os conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul arrastam-se há décadas. Atual­mente, cerca de 55 mil indígenas, das ­etnias Nhandeva e Kaiowá, estão confinados em 32 áreas isoladas, que perfazem menos de 50 mil hectares – o rebanho bovino do estado tem mais espaço para pastar. A maior parte dessa população vive em aldeias superlotadas, demarcadas pelo antigo Serviço de Proteção ao Índio ainda nos anos 1920, sem condições mínimas para subsistir com o seu modo de vida tradicional. “Durante a colonização, o governo via aquele território como um gigantesco espaço desocupado”, comenta o antropólogo Levi Marques Pereira, professor da Universidade Federal da Grande Dourados. “A presença dos indígenas não tinha valor algum. As comunidades foram simplesmente ignoradas.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo