Para entender e desmascarar as fake news

Sociedade

A CartaCapital e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo vão reunir, entre 25 e 28 de setembro, quatro dos mais renomados jornalistas brasileiros para analisar os desafios da produção de notícias diante do fenômeno crescente das “fake news”.

Será o segundo curso do ciclo “Debates Contemporâneos”, parceria entre a revista e a FESPSP iniciada em agosto com as análises de Djamila Ribeiro e Joanna Burigo sobre os rumos do feminismo.

Coordenado por Gabriel Priolli, apresentador e diretor de tevê, “Fake News e a verdade no jornalismo” contará com as participações dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, apresentador da Record e fundador do blog “Conversa Afiada”, Eleonora de Lucena, ex-diretora-executiva da Folha de S. Paulo, e Luiz Carlos Azenha, repórter da Rede Record e fundador do site “Vi o Mundo”.

Leia Mais:
Possibilidades democráticas na internet em época de golpe

Os quatro jornalistas têm uma longa e bem-sucedida trajetória na mídia tradicional, transitaram na carreira por veículos impressos, tevê e rádio e acumulam experiências internacionais. Amorim e Azenha, em particular, estão entre os pioneiros do jornalismo na internet.

“O tema das fake news e da pós-verdade no jornalismo é bastante recente, embora contagie o mundo todo e alimente em toda parte o debate sobre a qualidade da informação nos tempos atuais”, afirma Priolli. “O curso é uma oportunidade para refletir sobre o que pode estar levando milhões de cidadãos a não se importar se uma notícia é verídica ou não, desde que ela confirme os seus pontos de vista”.

Priolli acrescenta: “Vamos examinar o que são as fake news, quem as produz e dissemina, e como o discurso em torno delas serve aos diversos modelos de jornalismo que se confrontam atualmente. Minha expectativa é de que os alunos compreendam melhor esse novo fenômeno da mídia e saibam como fugir das suas armadilhas. Será perfeito se eles contribuírem com ideias tanto para a sua pesquisa quanto para a sua erradicação”.

Maiores informações podem ser encontradas em www.debatescontemporaneos.com.br.

Serviço

“Fake News e a verdade no jornalismo”

Quando: 25 a 28 de setembro

Onde: FESPSP – rua General Jardim, 522 – Vila Buarque

Quanto: 666 reais. À vista no boleto ou no cartão de débito ou em 6 vezes de 111 reais no cartão de crédito. Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Sócias e sócios de CartaCapital, 20%. Ex-alunos e instituições conveniadas, 20%.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem