Sociedade
Para entender e desmascarar as fake news
A CartaCapital e a FESPSP reúnem renomados jornalistas para uma discussão sobre o papel do jornalismo no combate à proliferação das notícias falsas
A CartaCapital e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo vão reunir, entre 25 e 28 de setembro, quatro dos mais renomados jornalistas brasileiros para analisar os desafios da produção de notícias diante do fenômeno crescente das “fake news”.
Será o segundo curso do ciclo “Debates Contemporâneos”, parceria entre a revista e a FESPSP iniciada em agosto com as análises de Djamila Ribeiro e Joanna Burigo sobre os rumos do feminismo.
Coordenado por Gabriel Priolli, apresentador e diretor de tevê, “Fake News e a verdade no jornalismo” contará com as participações dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, apresentador da Record e fundador do blog “Conversa Afiada”, Eleonora de Lucena, ex-diretora-executiva da Folha de S. Paulo, e Luiz Carlos Azenha, repórter da Rede Record e fundador do site “Vi o Mundo”.
Leia Mais:
Possibilidades democráticas na internet em época de golpe
Os quatro jornalistas têm uma longa e bem-sucedida trajetória na mídia tradicional, transitaram na carreira por veículos impressos, tevê e rádio e acumulam experiências internacionais. Amorim e Azenha, em particular, estão entre os pioneiros do jornalismo na internet.
“O tema das fake news e da pós-verdade no jornalismo é bastante recente, embora contagie o mundo todo e alimente em toda parte o debate sobre a qualidade da informação nos tempos atuais”, afirma Priolli. “O curso é uma oportunidade para refletir sobre o que pode estar levando milhões de cidadãos a não se importar se uma notícia é verídica ou não, desde que ela confirme os seus pontos de vista”.
Priolli acrescenta: “Vamos examinar o que são as fake news, quem as produz e dissemina, e como o discurso em torno delas serve aos diversos modelos de jornalismo que se confrontam atualmente. Minha expectativa é de que os alunos compreendam melhor esse novo fenômeno da mídia e saibam como fugir das suas armadilhas. Será perfeito se eles contribuírem com ideias tanto para a sua pesquisa quanto para a sua erradicação”.
Maiores informações podem ser encontradas em www.debatescontemporaneos.com.br.
Serviço
“Fake News e a verdade no jornalismo”
Quando: 25 a 28 de setembro
Onde: FESPSP – rua General Jardim, 522 – Vila Buarque
Quanto: 666 reais. À vista no boleto ou no cartão de débito ou em 6 vezes de 111 reais no cartão de crédito. Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Sócias e sócios de CartaCapital, 20%. Ex-alunos e instituições conveniadas, 20%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



