Outfit do templo: página expõe o preço de peças de luxo usadas por pastores famosos

A página, criada em 2023, voltou a ter destaque nas redes nesta semana após a suspensão, por parte da Receita, de um ato de Bolsonaro que favorecia interesses fiscais de entidades e líderes religiosos

Da esquerda para a direita André Valadão, Silas Malafaia e Edir Macedo. Foto: Reprodução/ Instagram

Apoie Siga-nos no

Quanto vale o outfit? Em meio a pregações de simplicidade e abdicação dos ‘luxos do mundo’ em troca de salvação, pastores e celebridades gospel ostentam peças de grifes famosas durante cultos e eventos. As informações sobre valores exorbitantes pagos em roupas, joias e relógios foram divulgados pelo perfil ‘Outfit do Templo’, que já acumula mais de 70 mil seguidores no Instagram.

“Dúvidas sobre o que os crentes estão usando?”, destaca a descrição do perfil, que utiliza fotos divulgadas pelos próprios pastores para identificar a marca e comparar o preço das peças. Nas três últimas publicações, a página revela os relógios utilizados por André Valadão, Silas Malafaia e Edir Macedo, como, por exemplo, uma peça da suiça Patek Philippe, cujo preço de mercado chega perto de 400 mil reais.


A página, criada em 2023, voltou a ter destaque nas redes nesta semana após a suspensão, por parte da Receita, de um ato de Bolsonaro que favorecia interesses fiscais de entidades e líderes religiosos. A iniciativa abriu dúvidas sobre se os valores gastos pelas instituições religiosas com ministros e membros passam a ser considerados remuneração direta ou indireta para a Receita Federal, podendo, portando, estar sujeitos ao pagamento de impostos.

Nos comentários, internautas criticam os gastos exorbitantes dos líderes evangélicos e questionam como se deu a arrecadação dos montantes necessários para adquirir os itens.

A divulgação dos valores já fez com que personalidades, como André Valadão, viessem a público no passado para declarar a origem dos itens, no caso um relógio de 196 mil da marca Rolex que, segundo ele, havia sido dado a ele como presente por um amigo.

Um dos pastores expostos pela página, Valdemiro Santiago, enfrentou a determinação judicial de um leilão de um dos templos da Igreja Mundial do Reino de Deus para a quitação de dívidas de 881 mil referentes a outro imóvel da organização. Segundo a página, um dos relógios usados pelo apóstolo durante os cultos vale aproximadamente 50 mil reais.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.