Sociedade
Operação policial na zona norte do Rio deixa 11 mortos
Entre eles, estão dez supostos criminosos e uma moradora de um bairro próximo à região


Uma operação policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF ) realizada na manhã desta terça-feira 24 na região da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte do Rio, deixou 11 mortos.
Entre eles, estão dez supostos criminosos e uma moradora de um bairro próximo à região. Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, foi baleada na entrada da Chatuba, que fica ao lado da Vila Cruzeiro. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Getúlio Vargas, também na Penha.
A polícia afirmou que foi recebida a tiros por supostos criminosos no alto da favela quando se preparava para começar a operação, que busca localizar e capturar líderes criminosos do Comando Vermelho que estariam escondidos na região.
Segundo a polícia, lideranças da facção em outras favelas do Rio — como Jacarezinho, Mangueira, Providência e Salgueiro (São Gonçalo) — e até de estados do Norte e do Nordeste também estão abrigados na Penha.
Moradores relataram que começaram a ouvir tiros às 4h. O confronto fez com que 11 escolas da rede municipal fossem fechadas, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
A Polícia informou que foram capturados onze fuzis, quatro pistolas e uma granada.
O Rio completou este mês um ano da operação policial mais mortal de sua história na favela do Jacarezinho, localizada a oito quilômetros da Vila Cruzeiro, em que 28 pessoas morreram.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A chacina do Jacarezinho e a política de insegurança pública do Rio de Janeiro
Por Verônica Lima
Com ‘nova UPP’, o Jacarezinho se tornou alvo da insegurança pública
Por Mônica Francisco