Sociedade

Operação cumpre mandados contra acusados de apologia ao nazismo

Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, o grupo praticava crimes contra negros e judeus

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público fluminense prenderam nesta quinta-feira 16 duas pessoas em uma operação contra um grupo extremista acusado de apologia ao nazismo e de praticar racismo e xenofobia nas redes sociais. 

Pelo menos outros quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão estão em cumprimento em 7 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em maio, outra fase da operação prendeu José Raphael Tomas Zéfiro, acusado de envolvimento com o grupo. A Polícia Civil apontou que ele mantinha contato com adultos e menores de idade. 

No celular apreendido, foram encontrados indícios sobre a existência de grupos que se autodeclararam nazistas, ultranacionalistas e nacional-socialistas. Esses grupos se associavam para praticar crimes e incitar atos discriminatórios. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo