Sociedade

O que se sabe sobre o desaparecimento e a queda de helicópteros na primeira semana de 2024

Casos aconteceram em São Paulo e em Minas Gerais

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O início de 2024 foi marcado por dois incidentes envolvendo helicópteros no Brasil. Na véspera do ano novo, um helicóptero com quatro pessoas a bordo desapareceu no litoral norte de São Paulo. Nesta terça-feira 2, uma aeronave caiu no Capitólio, em Minas Gerais.

O sumiço foi confirmado pela Força Aérea Brasileiro e um esquadrão foi acionado para ajudar nas buscas, iniciadas na madrugada desta segunda-feira 1. Após uma breve interrupção, os trabalhos de localização foram retomados nas primeiras horas da manhã desta terça. 

Imagens postadas nas redes sociais mostram uma das passageiras no momento da decolagem da aeronave, no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista. O grupo partiu em direção a Ilhabela, por volta das 13h15 de domingo 31. 

Antes da decolagem, a jovem enviou uma mensagem ao namorado informando que o céu estava bastante encoberto e com pouca visibilidade. 

“Tá perigoso. Muita neblina, estou voando”, dizia a mensagem. Na imagem compartilhada, é possível ver a forte névoa durante o voo. O último registro da aeronave nos radares de localização aconteceu por volta das 15h, quando o helicóptero sobrevoava a cidade litorânea de Caraguatatuba. 

Estavam no helicóptero mãe e filha identificadas como Luciana Marley Rodzewics Santos e Letícia Ayumi Rodzewics Sawunoto, além de um amigo das duas e o piloto. 

As identidades dos dois homens ainda não foram reveladas. 

Segundo a família de Letícia e Luciana, o celular da filha continua com a localização ativa e aeronaves da Força Aérea sobrevoam o local apontado pelo aparelho. 

Acidente em Minas Gerais

Na manhã desta terça-feira, um helicóptero com quatro pessoas caiu em uma represa localizada na cidade de Capitólio, em Minas Gerais. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas equipes de resgate foram enviadas ao local após um aviso de emergência ser emitido para a queda da aeronave. 

Ainda conforme informações, três das quatro vítimas já foram resgatadas. O piloto da aeronave foi levado ao hospital por terceiros. Um dos passageiros foi transportada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência e outros pelos Bombeiros. 

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um quarto passageiro que estava desaparecido desde a queda da aeronave. Trata-se de um homem, não identificado, e que ficou preso às engrenagens, até ser encontrado.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para apurar a ocorrência envolvendo a aeronave de prefixo PP-MMA.  Investigadores do Cenipa, no Rio de Janeiro, farão a coleta de dados, preservação de indícios e a verificação inicial de danos da aeronave.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo