Economia

Novo edital do leilão de arroz sai em até 10 dias, diz Paulo Teixeira

O governo anulou o primeiro processo após vencedores não comprovarem capacidade técnica

Novo edital do leilão de arroz sai em até 10 dias, diz Paulo Teixeira
Novo edital do leilão de arroz sai em até 10 dias, diz Paulo Teixeira
O ministro Paulo Teixeira –Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O edital do novo leilão de arroz importado deve sair em até dez dias, afirmou nesta quarta-feira 12 o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT). A declaração foi concedida após ele se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Teixeira não forneceu, porém, detalhes sobre a concorrência.

Na terça-feira 11, o governo anulou a compra de 263,3 mil toneladas de arroz importado após avaliar que a maioria das empresas vencedoras não tinha capacidade financeira de honrar os contratos. Segundo o Palácio do Planalto, o novo edital terá a participação da Controladoria-Geral da União, da Advocacia-Geral da União e da Receita Federal.

“O presidente Lula participou dessa decisão de anular esse leilão e proceder um novo leilão, mais aperfeiçoado do ponto de vista de suas regras”, disse Teixeira na terça. “Por isso, a CGU, a AGU e a Receita Federal participarão da elaboração desse novo leilão, juntamente com a Conab, para garantir que ele esteja em outras bases.”

O objetivo da importação do arroz é garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno, devido às inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano. O estado é responsável por cerca de 70% do arroz consumido no País.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo