Sociedade

Nova onda de calor acende alerta em estados durante o Carnaval; saiba quais

Onda de calor durante o feriado será acompanhada de pancadas de chuvas em grande parte dos estados

Nova onda de calor acende alerta em estados durante o Carnaval; saiba quais
Nova onda de calor acende alerta em estados durante o Carnaval; saiba quais
Ondas de calor levaram a temperaturas extremas no Brasil. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Especialistas do Climatempo alertam para uma nova onda de calor entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março. A anomalia, quando a temperatura esperada é maior que a média nos anos anteriores, deve atingir com maior intensidade os seguintes locais:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Minas Gerais
  • Goiás
  • Mato Grosso do Sul

Estados do Sul

Segundo o Climatempo, o início de março com altas temperaturas deve refletir a projeção para o restante do mês, com marcas acima da média na maior parte do país, principalmente no centro-leste e na região amazônica. O fenômeno La Niña deve começar a baixar as temperaturas ao final de março, retornando a maioria dos estados para uma fase ‘neutra’ em relação às altas e baixas.

O aumento súbito no calor ocorre devido a uma massa de ar quente, que entra pelo norte da Argentina e Uruguai, influenciando as temperaturas mais ao Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul que poderá atingir a sensação térmica de até 44 °C. O calor intenso também favorece a ocorrência de fortes pancadas de chuvas e aumenta o risco para tempestades com granizo na região.

Sudeste

Na região sudeste o calor deve se concentrar principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O volume de chuvas aumenta a partir do dia 10, e novos episódios de chuvas fortes podem ocorrer até o final de março.

Em São Paulo as máximas chegam aos 34 °C. No Rio de Janeiro a temperatura alcança a máxima dos 37 °C na quinta e sexta-feira, mas mantém máxima de 33 °C na maioria dos dias. Minas Gerais, por sua vez, terá máximas de 32 °C com pancadas de chuva.

Centro-Oeste

Calor e umidade elevada devem favorecer fortes pancadas de chuvas localizadas, com ocorrência em todos os estados. A temperatura acima da média ocorre principalmente ao leste de Goiás, Distrito Federal e ao norte de Mato Grosso.

No Distrito Federal a máxima chega a 30 °C em Brasília nesta quinta-feira e mantém-se entre 29 °C e 27 °C durante o Carnaval. Goiás e Mato Grosso registram máxima de 30 °C na quinta-feira, que se mantém durante a semana.

Nordeste

A região continuará a acumular chuvas devido a Zona de Convergência Intertropical, que continua a se aproximar da costa norte do país e favorece o volume de chuvas desde o Maranhão até o interior de Pernambuco.

Pernambuco deve registrar até 37 °C nas cidades costeiras, como Recife; demais estados mantém máximas entre 27 °C e 29 °C nesta semana.

Norte

O volume de chuvas deve aumentar gradualmente em quase todas as áreas da região, com o acumulado acima do previsto para o período. Chuva atípica é esperada entre o Amapá e Pará, com temperaturas um pouco acima da média.

No Amapá a máxima chega aos 29 °C, com pancadas de chuva durante toda a semana. No Pará as temperaturas chegam a máxima de 30 °C também com previsão de chuvas durante todo o período.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo