CartaExpressa

Mulher é agredida após usar banheiro feminino e ser confundida com trans em restaurante

Caso aconteceu no restaurante Guaiamum Gigante, no bairro do Parnamirim

Amigos da vítima relataram o caso nas redes sociais. Foto: Reprodução/X
Apoie Siga-nos no

Uma mulher de 34 anos foi agredida na noite do último sábado 23 em um restaurante na Zona Norte de Recife (PE) ao sair do banheiro do estabelecimento. A vítima foi confundida com uma mulher transexual.

O caso aconteceu no restaurante Guaiamum Gigante, no bairro do Parnamirim. A mulher, que não conhecia o agressor, foi abordada por um homem que teria perguntado se ela era homem ou mulher. Quando ela questionou o motivo da pergunta, levou um soco no rosto.

Imagens divulgadas nas redes sociais por amigos da vítima mostram as marcas da agressão. O óculos que ela usava chegou a quebrar com o impacto.

“Ele pensou que eu era uma mulher trans usando o banheiro feminino. E ele estava com muito ódio, com muita raiva. […] Após levar o murro, eu não caí, fiquei em pé, e então consegui correr. A minha reação foi correr e gritar que eu tinha sido agredida”, disse a mulher ao portal G1.

“Minha amiga é uma mulher cis, mas além de ser um ataque transfóbico, foi misógino! Eu estou em choque!”, disse um amigo da vítima em uma publicação no X (antigo Twitter). Cis é o termo usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que foi designado quando nasceram.

O restaurante tem sido acusado pela vítima de ter deixado o agressor escapar do flagrante. Em nota, o estabelecimento afirmou que tirou o homem do local para “resguardar a integridade física e psicológica da pessoa agredida e demais clientes”.

O restaurante disse ainda que “adotou imediatamente as providências cabíveis para resolver a situação” e que “não tolera qualquer ato de violência ou discriminação contra seus clientes”.  O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo