Sociedade

Morre o arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos

Obra do artista ficou conhecida em São Paulo

O arquiteto Ruy Ohtake. Foto: Reprodução
O arquiteto Ruy Ohtake. Foto: Reprodução

Morreu aos 83 anos o arquiteto Ruy Ohtake, neste sábado 27, em São Paulo. Segundo a assessoria, ele faleceu por uma mielodisplasia, um tipo de câncer na medula.

Filho da famosa artista japonesa Tomie Ohtake, Ruy se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1960 e obteve destaque com obras como o Hotel Unique e o Conjunto Habitacional de Heliópolis, ambas em São Paulo.

Instituições e personalidades importantes homenagearam Ruy Ohtake após a notícia da morte. Nas redes sociais, o clube de futebol Corinthians escreveu que “o Brasil perdeu um de seus mais brilhantes arquitetos”. O arquiteto havia planejado o Centro de Treinamento Dr. Joaquim Grava, onde a equipe do time pratica o esporte.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também lamentou: “Era um amigo querido. Sua arte se espalhou por São Paulo, no centro e na periferia. Gostava de gente. Grande perda.”

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!