Sociedade

Morre ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino

Magistrado, que assumiu vaga na Corte em 2010, lutava contra um câncer

Morre ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino
Morre ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino
Paulo de Tarso Sanseverino foi promotor, juiz e desembargador do TJRS até ser nomeado para o STJ, em 2010. | Foto: Gustavo Lima / STJ
Apoie Siga-nos no

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Sanseveriano morreu, neste sábado 8, aos 63 anos.

O magistrado estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre para o tratamento de um câncer.

Tarso começou sua carreira no Judiciário como agente administrativo no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Anos depois se tornou promotor da Justiça gaúcha e virou juiz de direito no Tribunal de Justiça do Estado.

Em 2010, o magistrado foi indicado para a vaga no STJ. Ele era membro da 2ª Seção e da 3ª Turma. Em 2021, o ministro também atou no Tribunal Superior Eleitoral.

A presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, disse que “a Justiça brasileira perde um de seus mais brilhantes e dedicados operadores”.

“Sanseverino teve uma carreira admirável e seu legado como jurista, magistrado e professor é uma inspiração. Ele deixa um exemplo de integridade, de amor à família, de amizade, de seriedade profissional e de preocupação verdadeira com a justiça em seu sentido mais profundo”, disse a ministra.

Rosa Weber também prestou homenagens ao colega.

“Iniciou a carreira como juiz de direito no Rio Grande do Sul na década de 1980 e foi um magistrado com postura exemplar por todas as instâncias e por todos os tribunais nos quais exerceu a jurisdição. Desejo conforto aos familiares e aos amigos”, afirmou Rosa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo