Sociedade
Moradores de São Paulo voltam a sofrer com apagão de energia após chuvas
A falta de energia elétrica persistia nesta terça-feira 9 para parte dos clientes da Enel


Moradores de São Paulo voltaram a sofrer com a falta de energia elétrica após as fortes chuvas que atingiram algumas cidades do interior e a capital na segunda-feira 8. O ‘apagão’ persistia nesta terça-feira 9 para parte dos clientes da Enel.
Em nota nesta tarde, a empresa afirmou ter restabelecido a energia para 81% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia impactado na segunda-feira.
“A companhia trabalha para normalizar o fornecimento aos cerca de 1% dos clientes da distribuidora em São Paulo que estão sem energia em função da forte chuva, acompanhada por rajadas de ventos de até 76km/h, que atingiu parte da área de concessão da distribuidora”, diz o comunicado.
Ainda segundo a Enel, na capital paulista, os bairros mais afetados no momento são Moema, Vila Nova Conceição e Planalto Paulista.
A companhia afirmou que técnicos atuam desde a tarde de ontem, inclusive durante a madrugada, para reconstruir os trechos da rede de distribuição danificados. E estimou que cerca de 800 equipes seguirão trabalhando ao longo do dia para restabelecer a energia para todos.
Os Bombeiros informaram que atenderam 200 chamados para quedas de árvores na capital durante a chuva da segunda-feira. Um homem morreu em Itupeva, no interior do estado, ao ser atingido pela queda de uma árvore. A vítima, de 50 anos, havia descido do carro para abrir o portão da garagem quando foi atingido e não resistiu. A esposa e a filha do homem sofreram apenas escoriações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Parque Ibirapuera é fechado ao público após queda de estrutura metálica ferir quatro pessoas
Por CartaCapital
Justiça determina que Enel reduza casos de falta de energia
Por Agência Brasil
Retirada de assinatura na CPI que mira o padre Júlio Lancellotti não tem efeito prático; Entenda
Por Ana Luiza Basilio