Sociedade
Ministério de Minas e Energia anuncia criação de ‘sala de situação’ para acompanhar apagão nacional
Desabastecimento atingiu todas as regiões do País; cidades do Norte e Nordeste seguem sem acesso a energia


O ministro Alexandre Silveira anunciou a criação de uma ‘sala de situação’ no Ministério de Minas e Energia para acompanhar o apagão nacional, que atinge ao menos estados de todas as regiões do Brasil desde as 9h desta terça-feira 15.
Uma ocorrência foi registrada nesta manhã na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) e interrompeu 16 mil MW de carga em estados de todo o país. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16. Dos 15 mil MW interrompidos, 6 mil já foram recompostos.
Em nota, o MME afirma a retomada das cargas de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até as 10h22, foram recompostos 27% das cargas na região Norte e 68% da região Nordeste, as equipes ainda trabalham para restabelecer a totalidade da rede.
Evento de grande porte
O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi classificado como “um evento de grande porte”. “Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O MME, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel estão tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.