CartaExpressa

Mesmo com apagão, Enel quer renovação de concessões no Brasil por mais 30 anos

Empresa tem a concessão dos serviços de energia elétrica em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará

Mesmo com apagão, Enel quer renovação de concessões no Brasil por mais 30 anos
Mesmo com apagão, Enel quer renovação de concessões no Brasil por mais 30 anos
Loja sem energia elétrica em meio a apagão na cidade de São Paulo, em 12 de outubro de 2024. Foto: Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

Pouco mais de um mês após o apagão que deixou milhões de pessoas sem luz na grande São Paulo, a companhia italiana Enel informou que pretende buscar a renovação dos contratos de gestão dos serviços de energia elétrica no País por mais três décadas. Além de São Paulo, a empresa tem contratos de fornecimento no Rio de Janeiro e no Ceará.

Durante um evento com investidores na cidade italiana de Milão, realizado nesta segunda-feira 18, o diretor-executivo global da companhia, Flavio Cattaneo, disse que a empresa pretende ser “rentável” nas atividades na América Latina, especialmente no Brasil.

“Gostaria de ressaltar que quando a Enel conseguiu a concessão em São Paulo, depois de uma disputa acirrada com outra empresa, a situação é que a concessão expira nos próximos três, quatro anos, ou anos, e queremos que seja renovada“, destacou Cattaneo, citado pelo jornal Valor Econômico.

A concessão da Enel em São Paulo expira em 2028, assim como a do Ceará. No Rio de Janeiro, o contrato vence em 2026.

A qualidade do serviço prestado pela companhia foi um dos temas de reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no domingo 17, no Rio de Janeiro. Meloni veio ao Brasil para a cúpula do G20, que começou nesta segunda.

“Quero que a concessão no Brasil seja renovada, para manter o valor dos ativos da Enel. O governo editou uma lei muito inteligente, segundo a qual a concessão é renovada por 30 anos em troca de investimentos. É uma hipótese muito interessante”, complementou Cattaneo, citado pela agência de notícias Ansa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo