Sociedade
Manifestantes usam caixão para pedir reabertura de comércio em Belo Horizonte
A prefeitura decidiu fechar novamente o comércio após a capital bater recorde de mortes


Manifestantes protestam nesta segunda-feira 29 contra o fechamento do comércio em Belo Horizonte. Em frente à prefeitura da cidade, pessoas seguram bandeiras do Brasil enquanto fecham duas faixas da avenida Afonso Pena.
Um caixão foi levado para o protesto e está encostado em uma árvore enquanto as pessoas gritam pelo fim do isolamento social. Não há explicação para o motivo de um caixão estar presente neste tipo de manifestação.
A prefeitura de Belo Horizonte decidiu fechar novamente o comércio após a capital bater recorde de mortes, com taxa de ocupação de leitos de UTI crescente. O processo de flexibilização teve início no dia 25 de maio e voltou atrás nesta segunda.
Ao anunciar que não continuaria liberando a abertura de mais atividades comerciais, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse que o momento é de “guerra” e fez um apelo para o cumprimento do isolamento social.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.