Mãe quebra janela de ônibus no Rio após filho passar mal devido ao calor; assista

A Viação Pavunense diz que o veículo saiu da garagem com o ar-condicionado funcionando, mas alega ter havido um problema técnico

Créditos: Reprodução

Apoie Siga-nos no

Uma passageira de um ônibus no Rio de Janeiro quebrou uma janela do veículo após notar que seu filho passava mal.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a mãe gritando: “É meu filho que está passando mal”. Logo na sequência, ela quebrou a janela de emergência do coletivo. Ao fundo, um homem disse que o motorista se negou a abrir a porta.

O caso aconteceu nesta quinta-feira 16, em um ônibus da linha 342, da Viação Pavunense. A empresa justificou que o ônibus saiu da garagem com o ar-condicionado funcionando normalmente, mas o equipamento teria apresentado problemas técnicos durante a viagem.

O Rio de Janeiro é um dos estados que seguem com o alerta vermelho de “grande perigo” para temperaturas acima da média, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Também estão na lista Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

O alerta vermelho classifica um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes” à integridade física da população.

A sensação térmica no Rio voltou a superar os 50 graus na manhã desta quinta. A sensação de 50,6°C foi aferida em Guaratiba, na zona oeste, às 10h40.


Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou que ações de fiscalização nas ruas e garagens de ônibus para verificar a climatização dos ônibus fazem parte da rotina diária do órgão e que, só neste ano, já foram aplicadas aos consórcios mais de 6,5 mil multas por ar-condicionado desligado.

Informou ainda sobre a existência de um decreto, publicado em janeiro, que determina o corte de subsídio de ônibus flagrados com ar-condicionado desligado, além de reduzir o valor pago a veículos licenciados sem climatização. Acrescentou que a aplicação da punição para os casos foi judicializada e que, neste momento, o município aguarda a decisão definitiva e o depósito do valor descontado pela falta de climatização da frota está sendo feito em juízo.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.