Política
#LulaLivre no NE? Deputado convida o ex-presidente a morar no Maranhão
‘Eu não tenho mais o que fazer em São Bernardo. Não sei para onde ir, mas quero me mudar para outro lugar’


Em uma de suas últimas entrevistas na prisão, Lula disse ao portal Brasil de Fato que cogita morar no Nordeste caso seja libertado. Após a decisão do STF na última quinta 7, de que condenados em segunda instância não podem ser presos antes do trânsito em julgado, tornou-se uma possibilidade real.
O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) convidou o ex-presidente a engrossar a fileira da resistência nordestina. Ele escreveu no Twitter:
O Maranhão te receberá de coração, mentes e braços abertos e calorosos. Venha pra cá, Presidente ! https://t.co/jFAerAFH4X
— Márcio Jerry (@marciojerry) November 8, 2019
Lula é de Garanhuns (PE). Aos 7 anos de idade rumou com a família para o litoral paulista. Dois anos depois, mudou-se para São Paulo (SP).
Lula revelou que, desde que deixou a Presidência da República, em 2010, sente vontade de retornar ao Nordeste.
“Pensava em ir para Bahia, Rio Grande do Norte, mas a Marisa não quis ir porque ela nasceu em São Bernardo e o mundo dela era São Bernardo. Eu não tenho mais o que fazer em São Bernardo. Não sei para onde ir, mas quero me mudar para outro lugar”, disse Lula.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.