Sociedade
Lula celebra o nascimento de emas no Alvorada: ‘Sem a ameaça de cloroquina’
Emas são utilizadas nas residenciais oficiais para controlar animais peçonhentos


O presidente Lula utilizou as redes sociais nesta sexta-feira 6 para comemorar o nascimento de emas no Palácio da Alvorada, em Brasília.
“Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada. Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina”, afirmou o petista.
A menção ao medicamento ineficaz no combate à Covid-19 acontece anos após viralizar uma foto em que o ex-presidente Jair Bolsonaro corre atrás de uma ema e exibe uma caixa do remédio. Na ocasião, ele foi bicado.
Bolsonaro apresenta cloroquina para Ema. Reuters / BBC News Brasil / Reprodução twitter
Os animais circulam pela Granja do Torto e pelo Palácio da Alvorada desde o início da década de 1960. Eles são utilizados para o controle de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.
Na ditadura, a primeira-dama Lucy Geisel chegou a solicitar a retirada das emas, alegando que elas perturbavam os cachorros da família. Os animais retornaram pouco depois, após uma cobra peçonhenta ser encontrada nas dependências do palácio.
As emas, hoje mais de 50, sofreram baixas durante os quatro anos de governo Bolsonaro. Em janeiro deste ano, três faleceram devido a excesso de gordura visceral, provocado por alimentação inadequada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.