Sociedade
Lewandowski renova presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul por mais 30 dias
Os 300 agentes continuarão no RS até o próximo dia 16 de junho
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu nesta sexta-feira 17 prorrogar por mais 30 dias a presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul.
Os 300 agentes da Força Nacional continuarão atuando nas ações de policiamento ostensivo e de busca e salvamento até o próximo dia 16 de junho.
No momento, as operações estão focadas no patrulhamento e salvamento de embarcados, reconhecimento terrestre, apoio à Brigada Militar (Polícia Militar gaúcha) e ao Corpo de Bombeiros, além de abordagens terrestres e aquáticas para resgate de pessoas e animais ilhados.
A equipe de polícia técnico-científica tem atuado na identificação de vítimas, por meio da coordenação da Identificação de Vítimas de Desastres e no auxílio ao Departamento Médico-Legal, visando ampliar a capacidade de prestação de serviço desse órgão.
Ao todo o Ministério da Justiça e Segurança Pública já encaminhou mais de mil servidores para atuação no Rio Grande do Sul.
Os agentes federais atuam nas áreas atingidas pelas enchentes com o suporte de cinco helicópteros, 21 embarcações de resgate e 18 botes de resgate.
Também estão sendo utilizados na força-tarefa federal 11 jetskis e mais de 200 viaturas (entre viaturas comuns, viaturas-reboque, caminhonetes especiais, caminhões e ônibus).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Crise no RS reforça necessidade de enfrentar a mudança climática e as fake news, diz Padilha
Por CartaCapital
‘Vacinas e medicamentos estão garantidos’ para o RS, afirma Nísia Trindade
Por CartaCapital



