Justiça mantem prisão de homem que fez ameaças a Lula e a ministros do STF

A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada neste sábado

Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

A Justiça decidiu manter a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, detido em Belo Horizonte após fazer ameaças ao ex-presidente Lula e a ministros do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada neste sábado 23.

A audiência de custódia foi realizada por vídeoconferência na parte da manhã e presidida pelo desembargador Airton Vieira, magistrado que atua no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo pedido de prisão na sexta-feira 22. O ato também foi acompanhado por um representante do Ministério Público e pela defesa de Ivan, que manifestou que vai apresentar à Corte pedidos de revogação e relaxamento da prisão.

Ivan publicou vídeos em um canal do Youtube com ameaças a políticos de esquerda, sobretudo a Lula. Em uma das publicações, feita dia 8 de julho, ele diz: “Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente para o Lula. Desgraçado, bota o pé na rua, que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você, seu vagabundo. Anda de segurança até o talo, que nós, da direita, vamos começar a a caçar você, essa Gleisi Hoffmann, esse (Marcelo) Freixo frouxo, todos esses que te cercam”.

Em outro vídeo, de 13 de julho, diz que vai passar em cima de esquerdistas “com um rolo compressor” e mandá-los para “a vala”.

Em publicação do dia 9 de julho também registra ameaças aos ministros do STF. “A minha vontade é meter uma bala na cabeça desses juízes e desembargadores, a minha vontade é tacar fogo neles”, afirmou.

Ao fundamentar o pedido de prisão, Alexandre de Moraes destacou que as afirmações de Ivan Pinto nas redes sociais consistem em “discursos de ódio e incitação à violência” e se destinam a “corroer as estruturas do regime democrático e a estrutura do Estado de Direito”.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.