Sociedade

Juliana Marins: Autoridades lamentam morte de brasileira durante trilha na Indonésia

Representação diplomática do Brasil em Jacarta informou ter acionado imediatamente as instâncias superiores do governo indonésio; corpo segue no local

Juliana Marins: Autoridades lamentam morte de brasileira durante trilha na Indonésia
Juliana Marins: Autoridades lamentam morte de brasileira durante trilha na Indonésia
A jovem Juliana Marins, de 26 anos, caiu em trilha na Indonésia. Foto: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

A confirmação da morte de Juliana Marins, nesta terça-feira 24, provocou reação imediata de autoridades do País. A publicitária de 27 anos, natural de Niterói, morreu após sofrer uma queda durante uma expedição nas proximidades do vulcão Rinjani, na Indonésia. O corpo permanece no local do acidente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte da jovem e prestou solidariedade à família. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Juliana Marins após queda durante trilha no vulcão Rinjani. Nossos serviços diplomáticos e consulares na Indonésia seguirão prestando todo o apoio à sua família neste momento de tanta dor. E quero expressar a minha solidariedade à sua família – solidariedade que, tenho certeza, também é de todo o povo brasileiro. Que Deus conforte seus corações”, disse Lula.

Em nota oficial, a representação diplomática do Brasil em Jacarta informou ter acionado imediatamente as instâncias superiores do governo indonésio após tomar conhecimento do incidente.

O Ministério das Relações Exteriores também divulgou comunicado lamentando a morte da brasileira. “O governo brasileiro transmite suas condolências aos familiares e amigos da turista brasileira pela imensa perda nesse trágico acidente”, afirmou o Itamaraty.

A prefeitura de Niterói, cidade natal de Juliana, também se manifestou. “Desde o primeiro momento, acompanhamos com apreensão as informações sobre o caso, na esperança de um desfecho diferente”, disse a nota. “Sua trajetória deixa um legado de alegria, energia e inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Neste momento de luto, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que estão sentindo a ausência de Juliana.”

O governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, também se pronunciou sobre o caso.  “Juliana deixa​rá um vazio imenso em quem a conhecia e ​a admirava”, disse Castro.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também prestou solidariedade. “À irmã Mariana, aos pais, familiares e amigos, meus sinceros sentimentos de amor e compaixão nesse momento de dor profunda”, escreveu.

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, publicou uma foto da jovem e escreveu: “Quando uma mulher tão jovem, de espírito livre e sorriso largo, como Juliana, nos deixa, fica toda a tristeza de momentos não vividos. Mas também reverbera em nós a inspiração por toda a força e coragem que ela teve de realizar seus sonhos e viver com entusiasmo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo