Política
Inmet emite alerta para perigo de chuvas no RS e em SC neste sábado
Cerca de 600 municípios podem ser afetados, segundo o Instituto


O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, alertou para o perigo de chuvas intensas no Rio Grande do Sul e na região sul de Santa Catarina neste sábado 4.
Há riscos de alagamentos, descargas elétricas, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica. Cerca de 600 municípios podem ser afetados.
Segundo o Inmet, deve haver impacto na região metropolitana de Porto Alegre e em outras áreas do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, devem ser afetadas a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e as regiões oeste e sul.
O órgão recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil – telefone 199 – e o Corpo de Bombeiros – telefone 193.
O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 18h desta sexta-feira 3, aponta 39 mortos e 68 desaparecidos em decorrência dos temporais.
Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança e 24 mil estão desalojadas. O governo contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 no estado.
(Com informações da Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Chuvas no RS: imagens mostram inundação nas ruas de Porto Alegre, após cheia do Guaíba
Por CartaCapital
Mais de 30 pessoas morrem após temporal no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital
CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS
Por Agência Brasil