Sociedade
Inmet coloca 12 estados em alerta de fortes chuvas; veja quais
Chuvas fortes persistem na maior parte do país, com alerta de perigo para regiões em quatro estados


O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três alertas laranja para chuvas fortes em áreas de quatro estados brasileiros e colocou outros 12 estados sob aviso amarelo para temporais de menor intensidade. As fortes chuvas em grande parte do país são resultado da formação de um sistema de baixa pressão, que favorece o aumento da umidade nas regiões mais afetadas.
Grande parte do Pará e do Amapá, assim como Fortaleza e uma pequena faixa litorânea do Piauí, estão sob alerta de perigo para tempestades e ventos fortes, com risco de inundações, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Já as áreas sob aviso amarelo são consideradas de perigo potencial e exigem atenção da população.
A maior instabilidade se concentra no litoral norte do Brasil. O litoral do Ceará, incluindo a região metropolitana de Fortaleza, segue com previsão de chuvas intensas desde quarta-feira (19). As precipitações também se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o interior do Piauí, com acumulados que podem chegar a 50 mm até sexta-feira.
Chuvas pontuais também atingem áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com volumes que podem alcançar 50 mm até amanhã.
Confira as áreas em destaque:
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por que o calor extremo é mais perigoso do que se imagina
Por Paulo Artaxo
Quem paga a conta da crise climática na América Latina?
Por Amarílis Costa
Nunes descarta alterar horários de blocos de Carnaval devido a onda de calor em SP
Por CartaCapital