Sociedade

Imprensa internacional destaca tragédia no Museu Nacional

Sites dos principais jornais europeus destacam o incêndio: “200 anos de história do Brasil foram consumidos pelo fogo”, lamenta o jornal Le Monde

Imprensa internacional destaca tragédia no Museu Nacional
Imprensa internacional destaca tragédia no Museu Nacional
Apoie Siga-nos no

O incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, na noite do domingo 2 teve forte repercussão na Europa. TVs e rádios francesas abordam o incidente, destacando que o local – um dos espaços culturais mais importantes do Brasil – contava com 20 milhões de itens.

Na internet, os sites dos principais jornais europeus e franceses também destacam o incêndio em suas principais notícias. “200 anos de história do Brasil foram consumidos pelo fogo”, lamenta o jornal Le Monde. A publicação lembrou que o local, aberto em 1818, foi criado pelo rei João VI e possuía mais de “20 milhões de peças de valor”.

A revista Paris Match publicou as “impressionantes imagens do museu destruído pelo fogo” e destacou a “tragédia para a cultura”. O site do canal de TV France 24 também mostrou as cenas do “impactante” incêndio e lembrou que fósseis de dinossauros também faziam parte da coleção do museu.

Indignação é total

Le Figaro falou de “consternação” ao publicar o vídeo do incêndio. O jornal Libération destacou a indignação de estudantes, professores e pesquisadores que planejam protestos em frente ao edifício destruído.

Na Espanha, o site do jornal El Pais também comentou a tragédia e lembrou que o incendio não causou vítimas por ter começado após o encerramento das visitas. A publicação espanhola destacou também a falta de conservação e divulgou dados da imprensa brasileira sobre a falta de verba dos últimos quatro anos e dos “100 milhões de euros” que eram necessários para a manutenção.

Para o britânico The Guardian o incêndio é uma perda “incalculável” para uma instituição que tinha 200 anos. O jornal lembrou que o museu abrigava peças egípcias, da civilização greco-romana e fósseis encontrados no Brasil.

Leia mais na RFI:
Tortura, estupro e tatuagem: o drama da adolescente Khadija revolta o Marrocos
Alemanha devolve restos de vítimas de genocídio que matou 100 mil na Namíbia

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo