Sociedade
Imagens da Nasa mostram o impacto do apagão na Grande São Paulo; confira
Fotos de satélite foram publicados por laboratório especializado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)


Imagens de satélite captadas pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, mostram o impacto do apagão que atingiu a Grande São Paulo depois de um temporal na sexta-feira 11.
Duas publicações do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentam fotos tiradas do espaço que mostram a capital paulista e cidades do entorno. Em uma das publicações são mostradas fotos dos dias 11 (antes da chuva) e 12 (após o temporal). Na outra postagem, há ainda imagem do dia 13.
As fotos, juntas, ajudam a entender o impacto dos cortes de energia. No dia 11, a mancha iluminada é muito densa e firme. Já a imagem captada no dia 12 mostra uma mancha “borrada”, por efeito da própria chuva, mas que deixa claro que há muitos locais sem energia. Inicialmente, mais de 2 milhões de clientes da Enel ficaram sem energia.
A segunda publicação, que inclui a foto do dia 13, mostra que a região ainda não tinha a energia restabelecida na totalidade. Como alerta o próprio laboratório da Ufal, as áreas periféricas são as mais afetadas.
“Com eventos climáticos extremos mais comuns, a demanda por sistemas de energia mais resilientes aumentou. Quando tempestades severas acontecem, comunidades periféricas esperam mais tempo para ter a infraestrutura recuperada”, alerta o Lapis na postagem.
Centenas de milhares de consumidores seguiam sem energia na manhã desta terça, quatro dias após o temporal. Os especialistas do laboratório afirmam que o episódio deve ser levado em conta nas discussões sobre entrega de serviços públicos a empresas privadas.
“A falência do sistema elétrico de São Paulo, administrada por uma companhia privada estrangeira, alerta para o problema da privatização de serviços essenciais à população. Vários países já estão revendo a terceirização de serviços como água, esgoto e energia elétrica”, destaca a postagem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Apagão: funcionário da Enel morre durante atendimento em São Paulo
Por CartaCapital
Apagão em SP já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos, estima Fecomercio
Por CartaCapital