Sociedade
Igreja Universal terá de devolver R$ 204 mil a professora que doou todo o patrimônio
A instituição tentou reverter a situação na Justiça, mas teve o pedido negado pela 29ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo


A Igreja Universal do Reino de Deus terá de devolver 204,5 mil reais a uma professora da rede pública de São Paulo que, em seis meses, doou todo o seu patrimônio à instituição.
A igreja tentou reverter a situação, mas o pedido foi negado pela 29ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira 11 pelo G1.
Em sentença proferida em março de 2022, o TJ-SP já havia apontado que “as diversas campanhas de doação promovidas pela ré revelam-se como prática de pressão moral injustificada pelos pastores aos crentes frequentadores da Igreja Universal, mesmo porque se estimula o despojamento total de seus bens em favor da organização religiosa”.
À época, a igreja afirmou que a decisão demonstra “flagrante intolerância religiosa” e “pratica a intervenção judicial à organização religiosa para atribuir o valor de ilicitude ao simples ato de as doações serem vinculadas ao discurso religioso da ‘bem-aventurança'”.
A mulher transferiu 197 mil reais à igreja em junho de 2018, em dois depósitos. Antes, em dezembro de 2017, ela havia enviado 7,5 mil reais.
A Igreja Universal informou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça e justificou, em nota, que os pedidos de oferta são realizados de “acordo com a lei e dentro do exercício regular do seu direito constitucionalmente assegurado de culto e liturgia”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Poder Universal: Assista ao último episódio da série sobre a relação da igreja de Edir Macedo com a política
Por Marina Verenicz
O novo aceno de Lula a Arthur Lira
Por Getulio Xavier
‘Hoje começa meu governo’, diz Lula ao lançar Novo PAC
Por Getulio Xavier
Governadores bolsonaristas ‘faltam’ a evento com Lula no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
Dino vê relação direta entre tentativa de golpe e esquema de venda de joias
Por CartaCapital
‘Caminho clássico de lavagem de dinheiro’, diz Dino sobre operação contra auxiliares de Bolsonaro
Por CartaCapital
PF intimará Michelle Bolsonaro a depor sobre o esquema das joias
Por CartaCapital