Sociedade
Ideval Anselmo, ícone do carnaval paulista, morre aos 85 anos
Velório do compositor será hoje no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha
O compositor Ideval Anselmo, referência no Carnaval de São Paulo, morreu aos 85 anos nesta quarta-feira 18. O velório ocorre hoje, até às 12h30, no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital paulista.
Nascido em 1940, em Catanduva, no interior paulista, Ideval teve contato com música já dentro de casa, com a família. Ele é considerado um dos maiores compositores de samba-enredo do carnaval paulista.
Sua trajetória em escolas de samba começou na Camisa Verde e Branco, e passou por Tom Maior, Rosas de Ouro e Unidos do Peruche. Ideval teve ainda suas canções interpretadas por cantores como Eliana de Lima, Thobias da Vai-Vai, Fabiana Cozza e Originais do Samba.
Na Camisa Verde e Branco, Ideval foi um dos criadores do clássico samba-enredo “Narainã, a Alvorada dos Pássaros”, em 1977, que foi eleito o “samba do século” em concurso realizado pela Folha de S.Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vitória da Viradouro com Mestre Ciça é a redenção do Carnaval do ‘sequestro’ da rua
Por Augusto Diniz
Viradouro é campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro
Por CartaCapital
Escola que homenageou Lula é rebaixada no Carnaval do Rio; Viradouro vence
Por CartaCapital
Escola que homenageou Lula está entre as penalizadas no Carnaval do Rio
Por CartaCapital



