CartaExpressa

Governo lança plano para combater fraudes no Bolsa Família e CadÚnico

Objetivo é melhorar a qualidade das informações e da fiscalização, além de prevenir fraudes nos programas sociais

Cartão do programa Bolsa Família. Foto: Roberta Aline/MDS
Apoie Siga-nos no

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou nesta segunda-feira 18 um plano para prevenir fraudes no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o MDS, a medida – publicada no Diário Oficial da União desta segunda – prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos.

Estão previstas as seguintes medidas:

  • Construção de um plano de comunicação da rede de fiscalização;
  • Implantação de uma unidade de pesquisa, estratégia e gestão de risco;
  • Elaboração de uma proposta para melhoria da base de dados; avaliação dos termos de adesão aos programas sociais; criação de um cronograma de auditorias;
  • Tratamento e a comunicação aos órgãos de controle dos casos de irregularidade identificados;
  • Criação de um fluxo de denúncias; e
  • Estabelecimento de uma comunicação externa para informar outras instâncias governamentais, órgãos de fiscalização e iniciativas de controle social.

De acordo com o documento, as medidas serão implementadas ainda em 2024, mas o plano deverá funcionar como “um instrumento de planejamento e aprimoramento contínuo”, com o objetivo de melhorar a qualidade das informações e da fiscalização, além de prevenir fraudes nos programas sociais.

De acordo com o governo, o plano vem após o Tribunal de Contas da União apontar “divergências de renda e de composição familiar, além de falta de atualização e inconsistência de dados”, depois de análise da política de transferência de renda federal praticada na gestão anterior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo