Política
Governo autoriza a reabertura de unidade da 2ª maior fabricante da Coca-Cola no Brasil
Até a análise de um laudo conclusivo, no entanto, a comercialização das bebidas permanecerá suspensa


O Ministério da Agricultura autorizou, nesta sexta-feira 6, a retomada da produção de uma unidade da Solar em Maracanaú (CE). Os trabalhos haviam sido paralisados na última quarta por suspeita de contaminação de refrigerantes com álcool.
A Solar afirma ser a segunda maior fabricante de produtos da Coca-Cola no Brasil.
Segundo a pasta, a liberação ocorreu após a apresentação de documentos técnicos que comprovam a correção de um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção.
O ministério ainda aguarda, porém, a emissão do laudo oficial do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Até lá, a comercialização das bebidas permanecerá suspensa — a conclusão das análises deve ocorrer na semana que vem.
Os laudos preliminares apresentados pela empresa ao governo não indicam a presença de contaminação nos produtos. Em nota, a Solar argumentou que em nenhum momento a segurança dos itens esteve em xeque.
“As nossas licenças de operação seguem válidas e atuais, além de sermos submetidos continuamente a auditorias externas e internas”, diz o comunicado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.