Gasto de turistas estrangerios no Brasil bate recorde em 2012

Cerca de US$ 6 bilhões foram injetados na economia nacional, número ainda bem menor do que os gastos dos brasileiros no exterior: US$ 14,1 bilhões

Foto: Hector Garcia/Flickr

Apoie Siga-nos no

Os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil injetaram na economia do País, até novembro, 6,082 bilhões de dólares, segundo dados divulgados nesta  terça-feira 18 pelo Banco Central. O número mostra um aumento de 2,74% em relação ao mesmo período de 2011, quando a receita foi de 5,920 bilhões, e marca também um recorde histórico para o período entre janeiro e novembro.

Por outro lado, o gasto de brasileiros no exterior também foi recorde: chegou a 14,1 bilhões de dólares no mesmo período. Isso provoca um déficit maior que o de 2011 entre o que foi gasto por turistas estrangeiros no Brasil e por brasileiros no exterior.

 

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) acredita que parte deste déficit ocorre devido à diferença de competitividade dos destinos turísticos brasileiros e os internacionais. Entre os elementos que influenciariam a diferença, estão itens como preços de passagens de avião e hotéis.

Para discutir os valores das diárias nos hoteis brasielrios, foi criada a Câmara Setorial que reunirá o setor, a partir de 2013, para analisar informações colhidas pela Embratur em 2012, comparando as tarifas de destinos turísticos brasileiros com hotéis no exterior. A Embratur também quer a queda nos preços das passagens de avião, com o estímulo para a entrada de novas empresas no mercado de aviação nacional.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.