Sociedade
Garimpeiros são flagrados amarrando crianças e um adolescente Yanomami em árvores
Na gravação, os garimpeiros acusam os indígenas de terem roubado um celular; Ministério dos Povos Indígenas articula ações


Um grupo de garimpeiros amarrou duas crianças e um adolescente indígena em troncos de árvores dentro da reserva ambiental nas terras Yanomami.
As cenas foram registradas em vídeo e obtidas pela associação Hutukara em 19 de setembro. Na gravação, um dos garimpeiros acusa os jovens indígenas de terem furtado celulares. “Tira o cartucho, tira o cartucho, traz o celular. Cadê o celular? Pode amarrar”, diz um homem, ainda não identificado, enquanto os comparsas amarram os três indígenas.
Em nota encaminhada ao jornal O Globo, o Ministério dos Povos Indígenas classificou a ação como “inadmissível” afirmou que articula uma ação conjunta com outros órgãos para garantir “providências urgentes para averiguação, denúncia e punição dos responsáveis”.
Desde fevereiro, o governo atua nas terras yanomami, por meio da Operação Escudo Yanomami.
Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou a operação Eldorado, que investiga suspeitos de liderarem um esquema de contrabando e venda de ouro nos estados de Roraima, Amazonas, Goiás e Distrito Federal. Os principais investigados pela operação podem estar ligados à exploração clandestina na TI Yanomami.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

5 a 2: Entenda o voto de Toffoli contra o Marco Temporal e veja quem ainda não se manifestou
Por CartaCapital
STF julga Marco Temporal na semana em que violência contra povo Xokleng completa 109 anos
Por Caio César