Sociedade

Fundadora do Magazine Luiza morre aos 97 anos, em São Paulo

A empresária Luiza Trajano Donato, conhecida como tia Luiza, foi quem inaugurou a loja que deu origem ao império varejista comandado atualmente pela sobrinha, Luiza Helena Trajano

Fundadora do Magazine Luiza morre aos 97 anos, em São Paulo
Fundadora do Magazine Luiza morre aos 97 anos, em São Paulo
Foto: Divulgação/Magalu
Apoie Siga-nos no

A empresária Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morreu aos 97 anos, nesta segunda-feira 12, em Franca, São Paulo. Conhecida como tia Luiza, ela quem criou a loja de presentes que daria origem à gigante varejista brasileira, atualmente comandada pela sua sobrinha, Luiza Helena Trajano.

Luiza Trajano Donato, segundo a TV Globo de SP, faleceu na própria residência por causas naturais. Ela será velada e enterrada em Franca, cidade em que fundou a primeira loja do Magazine.

Fundação da varejista

A empresária tia Luiza era vendedora quando, em 1957, resolveu abrir o próprio negócio ao lado do marido, Pelegrino José Donato. Localizada em Franca, a loja de presentes A Cristaleira, mais tarde rebatizada de Magazine Luiza, deu lugar ao atual negócio, considerado um dos maiores no ramo varejista do País.

Sem filhos, ela comandou o império de lojas até os anos 1990, quando escolheu sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, como sua sucessora. A empresária é atual presidente do conselho de administração da empresa.

A rede de lojas divulgou uma nota sobre o falecimento:

“Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30 000 colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias”, diz um trecho do comunicado.

“Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio”, completa a publicação.

Luiza Helena Trajano ainda não comentou o falecimento da tia.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo