Política

Fundações do PT e do PSOL firmam parceria de estudos e miram a eleição de 2024

As entidades alinharam uma agenda visando ‘combater o conservadorismo de extrema-direita’

Registro da reunião entre as fundações de PT e PSOL. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, e a Fundação Lauro Campo e Marielle Franco, do PSOL, promoveram um encontro em São Paulo a fim de debater estratégias para a realização de estudos e pesquisas sobre a realidade brasileira, com foco em levantamentos sobre as eleições municipais de 2024. 

Na agenda, na terça-feira 28, estiveram presentes Natália Szermeta e Paulo Okamoto, presidentes da FLCMF e da FPA, respectivamente. As fundações constituíram um conselho de pesquisa para estudar a “penetração das ideias conservadoras nas estruturas sociais do Brasil”, segundo um comunicado. As entidades destacaram a necessidade de construir ações que visem combater a extrema-direita no País.

Segundo Szermeta, é necessário renovar a comunicação no País, devido à disseminação crescente de notícias falsas, especialmente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “É preciso estabelecer pontos comuns para enfrentar as eleições [municipais] ano que vem, que simbolizarão uma espécie de ‘terceiro turno”, sustentou.

Okamoto, por sua vez, ressaltou ser preciso entender os movimentos da extrema-direita, de modo a “combatê-la de forma prática”.

As fundações firmaram um compromisso de criar observatórios das capitais brasileiras, com o objetivo de produzirem diagnósticos da realidade socioeconômica do País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo