Sociedade
Frente fria derruba temperaturas no Rio Grande do Sul
Massa de ar frio, porém, não tem força para romper totalmente o sistema que tem mantido a chuva no estado


Uma nova frente fria avança no Sul do País nesta terça-feira 14 e deve enfraquecer o bloqueio atmosférico que atua no Brasil desde o fim de abril, aliviando o calor no Centro-Oeste e Sudeste, e consequentemente, diminuindo as chuvas no Rio Grande do Sul.
Apesar de causar uma alteração nas temperaturas e modificar o cenário dos últimos dias, a frente fria não terá força suficiente para quebrar totalmente o bloqueio que mantém as chuvas estacionadas no Sul.
Com a avanço da frente fria, espera-se que os temporais no Rio Grande do Sul amenizem até o fim de semana. No fim de semana, porém, as temperaturas voltam a subir no restante do País e as chuvas retornam ao Sul.
Especialistas esperam que até o fim do mês a frente fria ganhe mais força e consiga avançar sobre o País, rompendo o bloqueio atmosférico.
Até quarta-feira, a previsão é de que o ar frio e seco atue com mais força no estado afetado pelas enchentes.
Apesar do alívio das chuvas, a frente fria pode trazer temperaturas abaixo de 0ºC em algumas regiões, o que pode prejudicar os resgates nas cidades afetadas.
Também há chance de geada em algumas cidades do estado na quarta-feira 15.
A partir da quinta-feira 16, uma nova circulação de ventos deve gerar novas áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul, trazendo de volta as chuvas. A previsão é de que o volume pluviométrico fique entre 50 e 100 milímetros.
Os ventos, que se acentuam, devem continuar soprando na direção contrária ao escoamento dos rios até quinta, o que dificulta a diminuição do nível das inundações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Enchentes afetam mais de 90% das cidades do Rio Grande do Sul, diz Defesa Civil
Por CartaCapital
Governo Lula confirma suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos; entenda o impacto
Por André Lucena e Wendal Carmo