Sociedade
Esteira de bagagem pega fogo e causa pânico em avião da Latam no Aeroporto de Guarulhos
A aeronave precisou ser evacuada antes de partir para Porto Alegre; apesar da confusão, o episódio não deixou feridos
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um incêndio em um equipamento de transporte de cargas, que atendia um avião da companhia aérea Latam — um Airbus A320 — estacionado no pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A aeronave se preparava para decolar na noite de quinta-feira 4 com destino a Porto Alegre.
As chamas causaram pânico na aeronave e os passageiros foram retirados do avião pela ponte de embarque (finger) e pela escorregadeira de emergência. A evacuação contou com o apoio dos funcionários do aeroporto, que acionaram os protocolos de segurança. Apesar da confusão causada pelo incêndio, ninguém ficou ferido.
O incidente aconteceu no terminal 2 do maior aeroporto do País durante o embarque dos passageiros do voo LA 3418. Além das chamas, uma grande quantidade de fumaça tomou conta do local. O equipamento de solo usado para transporte de carga pertence a uma empresa terceirizada.
Nos vídeos divulgados pelos próprios passageiros nas redes sociais, é possível ver que as chamas rapidamente se aproximaram da parte inferior do avião, enquanto alguns funcionários tentam apagar o incêndio com um extintor. Imagens também mostram o momento que os bombeiros afastam a esteira da aeronave. O fogo, mesmo com a proximidade, não atingiu o avião.
No fim da madrugada, a Latam informou que os 159 passageiros do voo afetado já haviam desembarcado em Porto Alegre. CartaCapital questionou a companhia sobre as causas do incêndio, sobre a assistência oferecida aos passageiros e se algum tripulante ou funcionário precisou de atendimento médico. A Latam ainda não retornou. O espaço segue aberto.
A GRU Airport, que administra o terminal de Guarulhos, por sua vez, informou que não houve feridos e que as chamas interromperam a operação do aeroporto por menos de 10 minutos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



