Política
Estabelecimentos têm até o fim de junho para aderir ao protocolo Não é Não, de segurança para mulheres
As casas terão acesso a um treinamento de capacitação para reconhecer, prevenir e lidar com situações de constrangimento e violência
Os estabelecimentos comerciais de todo o País têm até o fim de junho para aderir ao protocolo Não é Não, sancionado pelo presidente Lula (PT) para prevenir constrangimentos e violência contra mulheres, além de fixar medidas de proteção em locais como bares, casas noturnas, shows e espetáculos musicais que vendem bebidas alcoólicas.
A medida ainda visa estimular que os espaços sigam princípios como respeitar o relato da vítima e preservar a dignidade, a intimidade e a integridade física e psicológica, em caso de violência.
Ao aderirem ao protocolo, os estabelecimentos terão acesso a um treinamento exclusivo que envolve a capacitação das equipes para reconhecer, prevenir e lidar com situações de constrangimento e violência às mulheres.
A formação será conduzida por uma advogada criminalista, uma psicóloga com ênfase em psicoterapia para mulheres e uma comunicadora especialista em educação em sexualidade humana. Fazem parte do treinamento temas como: as definições e os tipos de assédios; as diferenças entre assédio e paquera; o passo a passo para a aplicação do protocolo Não é Não; as estratégias de acolhimento às vítimas; e a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e à igualdade de gênero.
Os estabelecimentos interessados já podem realizar uma pré-inscrição pelo site Não é Não. As inscrições começarão oficialmente na próxima terça-feira 25 e as primeiras 30 empresas registradas receberão um desconto de 10% no valor total do treinamento.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ala do PT no Rio lança campanha e pressiona por mulher negra na vice de Paes
Por Wendal Carmo
‘Bebê Rena de Curitiba’: Justiça do Paraná condena mulher que perseguia Requião Filho
Por CartaCapital
Moraes volta atrás e libera publicações com acusações de ex-mulher de Lira
Por CartaCapital
Em meio a greve na educação, Lula anuncia R$ 779 milhões para instituições federais do Ceará
Por CartaCapital


