Eleições 2020: Número de candidatas tem aumento tímido, mas candidaturas negras são maioria

Estado com maior percentual de candidatas é Roraima, onde também houve o maior aumento na comparação com 2016

FOTO: ROBERTO JAYME/TSE

Apoie Siga-nos no

Após o encerramento do prazo para a inscrição de candidatos nas eleições municipais de 2020, no sábado 26, os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam um panorama pouco promissor em relação à igualdade de gênero: a quantidade de candidaturas de mulheres para as prefeituras aumentou apenas 0,1% em relação a 2016, ano das últimas eleições municipais. Em relação às candidaturas para as câmaras municipais, o aumento foi de apenas 1,3%. Elas são quase 180 mil candidatas e representam 34% do total de postulantes para ambos os cargos.

O estado com maior percentual de candidatas é Roraima (35,5%), onde também houve o maior aumento na quantidade de candidatas na comparação com 2016: 11%. Pernambuco é o estado com menor proporção de candidatas (32%) e na Paraíba foi onde a variação foi a menor, na comparação com as últimas eleições: um aumento de apenas 1,36% na quantidade de candidaturas de mulheres.

Os negros são 270 mil candidatos a prefeitos e vereadores, aumento de 2,08% em relação a 2016. Apesar da pequena variação, a quantidade de negros superou a de brancos: 50% versus 48%. Isso não aconteceu em 2016, quando brancos eram maioria (51,5%). O Norte é a região com maior percentual de mulheres negras concorrendo aos cargos, com 76%. Em seguida vem o Nordeste, com 68%.


 

Mais candidaturas e mais verba para negros

 

Este ano, a verba de campanha e a propaganda eleitoral em rádio e TV será proporcional à quantidade de candidaturas negras, segundo decisão tomada recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2018, a Justiça eleitoral decidiu que os partidos deveriam reservar pelo 30% de suas verbas  e de suas vagas para candidaturas de mulheres.

Até o final da tarde deste domingo, o TSE havia recebido 544 mil registros de candidatura, pelo menos 45 mil a mais do total de 2016. Naquele ano, mulheres somaram 32% do total. Pode haver uma pequena alteração nos números nos próximos dias, à medida em que o TSE for processando os registros. O Brasil possui 5.570 municípios.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.