Política

Edital da prefeitura de São Paulo prevê sistema de câmeras que identifica cor e ‘vadiagem’

A gestão municipal quer instalar 20 mil novas câmeras na capital até 2024 ao custo de aproximadamente R$ 70 milhões por ano

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A prefeitura de São Paulo abriu um edital para contratar um sistema de monitoramento via câmeras a fim de identificar pessoas suspeitas na cidade a partir de algumas características, entre elas a cor da pele. O plano da gestão municipal foi divulgado pelo UOL nesta segunda-feira 28.

A ideia é que sejam instaladas 20 mil câmeras até 2024, ao custo de aproximadamente 70 milhões de reais por ano. Segundo a prefeitura, o projeto busca ‘modernização e ampliação no monitoramento de câmeras na capital’.

O edital do Smart Sampa projeta o monitoramento de movimentos e atividades de pessoas suspeitas. A pesquisa, continua o texto, ‘deve ser feita por diferentes tipos de características como cor, face e outras características’.

O uso do reconhecimento facial como tipificação de pessoas suspeitas é questionado por especialistas em segurança pública, que apontam possíveis erros da tecnologia, sobretudo ao se tratar do reconhecimento de pessoas negras, o que pode aprofundar situações discriminatórias.

Há ainda a previsão de que a identificação do comportamento ocorra com base em situações de ‘vadiagem’ e ‘tempo de permanência’ do suspeito em um local.

A vadiagem está tipificada na Lei de Contravenções Penais, a prever prisão, de 15 dias a três meses, para quem se entregar ‘habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover a própria subsistência mediante ocupação ilícita’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo