Sociedade
Dilma afirma que “o Brasil inteiro está #FechadoComOTinga”
A presidenta Dilma Rousseff prestou solidariedade a Tinga, jogador do Cruzeiro alvo de manifestações racistas em jogo pela Copa LIbertadores no Peru


A presidenta Dilma Rousseff se manifestou nesta quinta-feira 13, por meio da sua conta no Twitter, a respeito do caso de racismo contra o jogador Tinga, volante do Cruzeiro, em jogo pela Copa Libertadores, em Huancayo, no Peru. Tinga foi alvo de manifestações racistas do time adversário, o Real Garcilaso. Dilma afirmou que “hoje o Brasil inteiro está #FechadoComOTinga“.
Pouco depois da entrada do jogador em campo, os torcedores do time peruano começaram a imitar sons de macaco a cada vez que o brasileiro tocava na bola.
A presidenta classificou o episódio como “lamentável” e reiterou ainda a preocupação com o combate ao racismo na Copa do Mundo de 2014. “Acertei com a ONU e a FIFA, que a nossa #CopaDasCopas também será a #CopaContraORacismo.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.