Sociedade

“Democracia em Vertigem” entra em lista de pré-selecionados ao Oscar

Documentário da diretora Petra Costa mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil

“Democracia em Vertigem” entra em lista de pré-selecionados ao Oscar
“Democracia em Vertigem” entra em lista de pré-selecionados ao Oscar
Democracia em Vertigem (Foto: Divulgação/Netflix)
Apoie Siga-nos no

O documentário Democracia em vertigem da diretora Petra Costa entrou em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final com cinco concorrentes será divulgada no dia 13 de janeiro. A possibilidade foi anunciada na segunda-feira 16 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

“Democracia em vertigem” mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019. Petra também assina os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados nos festivais de Brasília e do Rio, respectivamente. Esta é sua primeira indicação ao Oscar. Outro pré-indicado na categoria de documentário, “Privacidade hackeada”, tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.

 

O Brasil, no entanto, ficou de fora da pré-lista da categoria de melhor filme internacional. O longa “A vida invisível”, de Karim Aïnuz havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para tentar a vaga, mas ficou de fora. Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem “Parasita”, da Coreia do Sul, e “Dor e glória”, da Espanha, mas não “A vida invisível”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo