Sociedade

Defesa Civil emite novo alerta de chuvas intensas em São Paulo

Há riscos de raios, rajadas de vento e granizo no estado

Defesa Civil emite novo alerta de chuvas intensas em São Paulo
Defesa Civil emite novo alerta de chuvas intensas em São Paulo
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um novo alerta para o risco de chuvas intensas em todo o estado. Segundo o órgão, as chuvas devem atingir todas as regiões do território paulista entre esta quinta-feira 7 e a sexta-feira 8.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas devem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento, e há possibilidade de granizo. O alerta “é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste”, que criará “condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais”, de acordo com o órgão.

Na região metropolitana de São Paulo, os acumulados de chuva tendem a ser mais altos. A condição vale para a Baixada Santista e o litoral norte, além de cidades como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. 

Por conta dos riscos, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) instalou um gabinete de crise climática. Segundo o governo, a ideia é “garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo o estado”.

Nas últimas semanas, o estado vem sendo atingido com frequência por chuvas. A capital, por exemplo, registrou 176 milímetros de chuva em outubro, um volume 38% maior do que a média histórica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre outros transtornos, as chuvas intensas têm feito com que a Grande São Paulo sofra com apagões. Recentemente, um deles deixou mais de três milhões de pessoas sem luz, levando o Procon a multar em 13,3 milhões de reais a Enel, que é a concessionária responsável pelo fornecimento de energia ao estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo