Sociedade
Defesa Civil de SP prorroga gabinete de crise e faz alerta para chuvas
Órgão alertou para risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado


A Defesa Civil de São Paulo prorrogou até este domingo 2 o gabinete de crise montado para atuar nas emergências geradas pelas chuvas que atingem o estado.
O grupo de trabalho estava previsto para encerrar nesta terça-feira 28, mas foi prorrogado devido à previsão de novos temporais e o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias.
As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.
Recomendações à população
A Defesa Civil reforçou as medidas de segurança e pediu que a população fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. Entre as principais orientações estão:
- Evitar transitar por locais alagados;
- monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
- manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes; e
- buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.