Sociedade
Defesa Civil atualiza alerta e aumenta a previsão de chuva para São Paulo
Devem ser registradas rajadas de vento de mais de 60km/h neste fim de semana, segundo o órgão
A Defesa Civil atualizou seu alerta e aumentou a previsão do volume de chuvas para São Paulo neste fim de semana. O acumulado de chuvas no final de semana, que era de 200 milímetros, pode chegar a 250 milímetros em diversas regiões do estado.
Outra alteração é o período do acumulado que era de 72 horas e passou para 24 horas. Além disso, devem ser registradas rajadas de vento de mais de 60km/h.
“Essa atualização está relacionada principalmente à mudança em relação ao período dos acumulados de chuva. No alerta anterior que emitimos de sexta até domingo tinha acumulados para 72 horas. Ou seja, essa chuva persistia durante três dias. Agora, o que nós temos é um acumulado mais denso em 24 horas”, explica o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil.
Há previsão de pancadas de chuva forte e condições para temporais com raios e rajadas de vento em todas as regiões do estado, com destaque para a Serra da Mantiqueira. Confira a previsão para os acumulados:
- Região Metropolitana de São Paulo: 95 mm
- Serra da Mantiqueira: 250 mm
- Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto: 200mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Litoral Norte: 150 mm
Orientações de segurança
A Defesa Civil de São Paulo fez uma série de recomendações de segurança durante o temporal. São elas:
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques
- No momento d chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
- Evite tomar banho durante a tempestade
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senacon abre investigação sobre o atendimento da Enel durante apagão em São Paulo
Por CartaCapital
Governo federal prepara linha de crédito para quem teve prejuízos no apagão de São Paulo, anuncia Lula
Por CartaCapital



