Sociedade

Defesa Civil alerta municípios para risco de inundações no Rio Grande do Sul

A previsão é de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e grande quantidade de chuva

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
Apoie Siga-nos no

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul distribuiu alerta a 20 municípios para risco de inundações e outros danos devido a grandes volumes de chuva nos próximos dias.

A previsão até a quarta-feira 27 é de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e grande quantidade de chuva, com potencial de causar enchentes.

As chuvas podem chegar a 100 milímetros. Um novo ciclone extratropical deverá se formar na costa do estado no fim desta terça e ao longo da quarta, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia. As rajadas de vento tendem a superar os 70 quilômetros por hora.

As cidades que podem ser afetadas estão na região do Litoral Norte e dos vales do Taquari e do Caí.

Com a notificação, as prefeituras podem adotar medidas preventivas para minimizar os impactos, como informar a população dos riscos e dos locais de segurança.

Fechamento de comportas

A prefeitura de Porto Alegre determinou desde a segunda-feira 25 o fechamento preventivo de comportas do Guaíba para evitar o alagamento da área central da capital gaúcha, caso o nível do lago chegue a três metros.

Das 14 comportas, oito serão fechadas. Nos outros seis portões, que já ficam fechados permanentemente, serão instalados 2 mil sacos de areia para reforço.

“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e dos alertas que temos recebido”, disse o prefeito Sebastião Melo (MDB).

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo