Sociedade

Crea-SP inicia força-tarefa para fiscalizar empresas de táxi-aéreo

Ação ocorre após acidentes com aeronaves de pequeno porte

Crea-SP inicia força-tarefa para fiscalizar empresas de táxi-aéreo
Crea-SP inicia força-tarefa para fiscalizar empresas de táxi-aéreo
Queda de avião na Barra Funda, em São Paulo – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Após a queda de um avião particular na zona oeste de São Paulo na última sexta-feira 7 e um pouso de emergência no Aeroporto de Sorocaba, no interior paulista, registrado na manhã desta segunda-feira 10, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) anunciou o início de uma força-tarefa para fiscalizar empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves, prestação de serviços de táxi aéreo, fabricação de peças e componentes aeronáuticos.

Há previsão de 570 ações de fiscalização, “de caráter orientativo e preventivo”, segundo o conselho.

“A operação deve contribuir com o fortalecimento da segurança do setor, já que visa verificar a regularidade das companhias que prestam serviços de manutenção de aviões, com análise de quadro técnico, prestadores de serviços e profissionais envolvidos”, diz a nota divulgada pelo conselho.

A força-tarefa, em mais de 80 municípios, deve ocorrer nas próximas duas semanas.

Queda

Na última sexta-feira 7, duas pessoas morreram na queda de um avião de pequeno na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, em São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 7h20. A aeronave caiu sobre um ônibus.

O proprietário do avião, o advogado gaúcho Márcio Carpena, e o piloto Gustavo Medeiros morreram no acidente.

O avião, um bimotor de pequeno porte – King Air – prefixo PS-FEM, decolou do Aeroporto Campo de Marte. A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem.

O King Air F90 é fabricado pela Beechcraft, nos Estados Unidos. Tem capacidade para oito pessoas, sendo sete passageiros e o piloto.

A queda da aeronave está sob investigação.

*Título da matéria foi alterado às 11h30 do dia 13 de fevereiro para esclarecimento de informação. O CREA irá fiscalizar as empresas responsáveis pelos aviões particulares, e não as aeronaves.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo